Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Sweet World

Dom | 31.05.15

6 Dicas de Estudo

E chegou aquela altura horrorosa de começar a estudar intensivamente para os exames, tanto a nível de 9º ano, como para o secundário e também para muitos cursos superiores. Felizmente que na minha faculdade a avaliação é continua e só há exame para quem não conseguiu alcançar uma  nota positiva ao longo do semestre. Esta é uma fase de nervos, principalmente a nível de secundário, pois aqueles exames são quase a última oportunidade de subir a média e estar mais à frente na corrida para as entradas nos cursos e faculdades.

Para facilitar-vos os estudos deixo-vos aqui algumas dicas de estudo que aprendi num curso com um psicóloga educacional, técnicas de estudo que caso sejam bem aplicadas podem trazer muito bons resultados e tornar o estudo muito mais fácil!!!

6-DICAS-DE-ESTUDO.jpg

1. Ter um horário. Deves planear um horário, é mais fácil se usares cores. Um horário onde grande parte do tempo é para te dedicares aos estudos, no entanto não te podes esquecer de ter tempo para relaxar e descansar, de comer e claro dormir, nada de fazer diretas. 

2. Tenta perceber se estudas melhor de manhã ou à noite. Deves perceber quais são os teus limites e capacidades e deves ter noção se estudas melhor de manhã ou à noite, eu por exemplo estudo muito melhor à noite, e planeia o teu horário de acordo com esta preferencia.  E não te esqueças de fazer intervalos, por exemplo 20 minutos de hora a hora.

3. Tenta estudar num ambiente agradável. Se és uma pessoa que precisas de silêncio para te concentrares claro que não deves estar no meio da confusão. Se gostas de música ambiente enquanto estudas há ótimas playlists na Spotify para esse efeito. Ter o local de estudo arrumado também ajuda. Durante o estudo tenta manter as distrações fora de alcance, como o telemóvel em silêncio ou o computador fora de vista. Aliás, longe da vista, longe do coração.

4. Estudar em conjunto. Se gostas de estudar em grupo, força! Mas se estudar em grupo para ti envolve tudo menos estudar, se no fim do dia de estudo sentes que não estudaste nada e que foi só festa é melhor não usares este método. No entanto, se pelo contrario conseguem estar acompanhados e concentrados não há nada melhor do que ter pessoas à nossa volta a esforçarem-se para o mesmo, ajudam-se a esclarecer as duvidas e mantêm o incentivo para o estudo.

5. Come bem e faz exercício. Isto é muito importante, se o teu corpo está bem a tua mente também. Mantém-te hidratado, bebe muita água, come legumes e fruta. Snacks como batatas fritas não faz bem a nada nem ninguém.

6. Percebe qual é o teu melhor método de estudo. Nem toda a gente estuda bem da mesma forma. A maioria das minhas amigas faziam resumos da matéria e eu tentava fazer o mesmo, mas chegava a uma altura que me borrifava para o resumos e começava a ler o livro. Este método nunca funcionou para mim, pois tenho uma memória mais fotográfica e o melhor para mim são esquemas, quando estou no teste tenho a fotografia do esquema na cabeça, a ordem e as cores. Usar cores é MUITO importante, pois ajuda a memorizar. Se tiveres uma folha só em azul/preto é mais monótono, do que teres uma folha cheia de cores.

 

Agora tentem aproveitar esta dicas e caso queiram mais dicas deixem nos comentários. 

Bom estudo!!! :)