Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Sweet World

Sex | 04.09.15

Vou para a faculdade e agora?! - Regresso às Aulas'15 #1

back-to-school.jpg

O tempo da universidade está a chegar e as perguntas começam a surgir na tua cabeça. Não há altura mais assustadora e stressante do que a entrada para a universidade, e se vais ter de mudar de casa ainda mais stressante deve ser, pelo que eu compreendo perfeitamente a aflição. Por isso aqui está o primeiro post do Regresso às Aulas, e não poderia deixar de ser dedicado à faculdade.

Como vou para o meu 2º ano da licenciatura em Design no IADE tenho algumas dicas que te podem ser úteis caso vás para a faculdade, caso vás estudar Design e claro, caso vás estudar para o IADE.

Tudo o que vou falar neste post tem como base a minha experiência pessoal, pois como é obvio é a que conheço melhor. 

11884695_877467538998084_5790592455605655529_o.jpg

Estás nervosa, com borboletas na barriga e tens dúvidas sobre se é mesmo o curso certo para ti, se queres ir à praxe ou não se, se e se... É uma altura de muitas mudanças e se tens que mudar de casa ainda mais mudanças são, mas prepara-te uma das melhores fases da tua vida está prestes a começar. Aperta o cinto e prepara-te para a aventura!

Eu não tive de mudar de casa, pois a minha faculdade é em Lisboa e basicamente a rotina é a mesma que no secundário, de manhã aulas, e depois casa, a única diferença é o transporte e claro, no secundário não havia tantas festas.

A tua primeira semana na faculdade vai começar com a praxe e de certeza que estás com algumas dúvidas. Eu nunca tive dúvidas, sempre quiz experimentar a praxe, mas estava nervosa, confesso. É verdade, há praxes más, há praxes que ultrapassam os limites, mas a televisão também só mostra o mau, mas também há muitas praxes boas e a minha foi uma delas.

Durante a minha praxe nunca senti desrespeito por parte dos meus veteranos, pelo contrário, sempre senti muita preocupação e muito respeito. Claro que também houve aquilo tudo do "caloiro não ri", "olhos no chão, caloiro", e todas essas coisas, mas faz parte. Nessa semana, participei em todos os jogos, conheci tanta gente e diverti-me tanto. Posso afirmar, com toda a certeza que foi a melhor semana da minha vida! Mas, também conheci pessoas que não quiseram ser praxada e não foi por isso que deixaram de se integrar e conhecer pessoas. Aqui a opção é somente tua, mas o melhor concelho que te posso dar é ires de mente aberta, e experimentares. Vais ver que te vais divertir, e se não gostares ou não quiseres fazer alguma coisa diz não, que é na boa.

10631071_716395008438672_2880193677517489871_o.jpg

O IADE é uma faculdade diferente e a primeira impressão que tive foi de estranheza, nunca tinha imaginado uma faculdade com um edifício assim, mas a verdade que é bastante acolhedor, pois é um edifício pequeno e não somos muitos por isso toda a gente se conhece. O nosso traje também é diferente, não é o traje nacional, mas sim o kilt, e por sermos únicos defendem-nos com unhas e dentes, temos muito orgulho na nossa instituição e no nosso traje.

Como devem já ter ouvido falar, na universidade vão ter muitas festas. Quando digo muitas, são mesmo muitas, no IADE havia uma festas todas as quintas feiras à noite, mas como é obvio não fui nem a metade delas e não me arrependo. Fui a jantares de caloiro, ao jantar do Enterro, fui à Gala de Natal e pouco mais pois as outras festas calhavam em alturas de muito trabalho e temos que escolher prioridades. Sabe bem ir e é bom para conhecer melhor os nossos colegas e criar histórias divertidas, mas não precisas de ir a todas, pois lembra-te que não foste para a faculdade para ir a festas, mas sim para te licenciares e por isso escolhe as tuas prioridades. Como é obvio não vais começar a ser um crominho, anti-social se faltares a algumas.

Mudando de assunto, a faculdade não é só praxe e festa, é também estudo e aulas. O meu curso é muito prático, e por isso não necessitava tantas horas de estudo como exige um curso de engenheira, mas temos muitos trabalhos práticos e por isso a nossa gestão de tempo tem que ser perfeita, temos de fazer bons projetos em poucas semanas. A nossa avaliação é continua e lutamos pela nota ao longo do semestre, e no fim só vai a exame quem não consegui passar ou quem quer fazer melhoria de nota.

Por muito diferentes que sejam as faculdades e os cursos uma coisa é verdade, o mais importante e uma boa gestão de tempo e assim nada é impossível.

Agora que já falei um pouco de tudo, e não querendo revelar mais, pois ir à descoberta também é muito bom, só te aviso: Prepara-te para os melhores anos da tua vida!!!